Medicinas Alternativas e Insólitas

Relatório da Conferência “Vem descobrir as Medicinas Alternativas: Massagem Ayurvédica!”

No seguimento de um e-mail enviado por nós, Ana Catarina Antunes, Catarina Figueiredo e Marta Cardoso, à ALBA (Associação Luso-Brasileira Ayurvédica), a mesma disponibilizou, no dia vinte e seis de Fevereiro de dois mil e oito, dois representantes, Professor Walter Cardinho e David Inácio, para se deslocarem à nossa escola afim da realização de uma palestra e demonstração, no âmbito do trabalho desenvolvido na disciplina de Área de Projecto pelo grupo.

            A conferência iniciou-se com um discurso do Presidente do Conselho Executivo, Professor António Cruz, que apresentou o nosso projecto e os representantes da ALBA. Após esta apresentação, o Professor Walter Cardinho fez uma exposição sobre o seu percurso na Medicina Ayurvédica, a origem desta, as suas vantagens, desvantagens, os seus objectivos, os meios e terapias que utiliza, entre muitos outros aspectos. Esta primeira parte foi útil para que todos se familiarizassem com o tema e percebessem um pouco do que é a Medicina e Massagem Ayurvédicas, ficando a conhecer, também, um pouco do que são as Medicinas Alternativas no geral. Para nós contribuiu para conhecer melhor a matéria e esclarecer as dúvidas que tínhamos relativas ao tema.

            Seguidamente, o Professor David Inácio, demonstrou, em dois voluntários, dois tipos de massagem. Primeiramente tivemos a contribuição de um aluno, para a Massagem Ayurvédica, uma massagem semi-nua deitada, com a utilização de óleos, ao longo das costas e da cabeça do voluntário. Com esta massagem pretende-se tocar e exercer alguma força em alguns pontos específicos, desbloqueando a circulação de energia. Na segunda massagem, Massagem “Indian Head”, tivemos a colaboração de uma professora da escola, que, sentando-se numa cadeira, recebeu a massagem. Esta massagem realiza-se na cabeça e na parte superior das costas, relaxando todos os músculos dessa área, fomentando a circulação de energia.

            Esta conferência foi muito útil para o nosso projecto e abriu-nos um pouco mais do mundo da Medicina Ayurvédica. A demonstração permitiu-nos conhecer o lado prático desta medicina e quais os efeitos obtidos. A explicação esclareceu as dúvidas que tínhamos e deu-nos mais informação sobre o tema. Esta actividade foi muito importante, também, para cumprir um dos grandes objectivos do grupo que se refere à divulgação do mesmo na comunidade escolar. Em suma, a conferência teve um balanço muito positivo.

Voltar